“Para as Neurociencias, e' fato que tudo que experimentamos resulta, na verdade, da imaginacao. O cerebro, nesse sentido, e' quem cria a mente e este e' um dos desafios mais recentes das Neurociencias e da psicologia, isto e', entender como ocorre esse processo de construcao do self. (...)
A ilusao optica tornou-se uma ferramenta util para os neurocientistas. No entanto, esse fenomeno e' conhecido muito antes do estudo cientifico de suas propriedades e das implicacoes feito pelos cientistas. Por exemplo a obra Corredor do hospital em Saint Remy (1889) ou O quarto de Van Gogh evocam uma sensacao plena de profundidade em uma tela bidimensional. Ja o artista grafico M.C. Escher produziu uma serie de obras que provocam uma verdadeira confusao mental no observador. Um exemplo famoso disso e' a obra Waterfall (1961), que apresenta uma queda-d'agua impossivel. Esses e outros artistas utilizaram intuitivamente diversas tecnicas para criar efeitos opticos capazes de enganar o cerebro. (...)”
“O jogo de luz e sombra exerce um efeito notavel quando falamos em ilusoes visuais. Alem de ser responsavel pela criacao de profundidade e tridimensionalidade a luminosidade pode confundir o nosso cerebro no processamento das cores reais. (...)” TIAGO BENEDITO EUGENIO psicobiologista e psicologo evolucionista (Lido em: Psique – ciencias & vida, Fev. 2013)

Comments